O acabamento antes da colagem da fita é fundamental
Por Marketing Wirutex
Publicado em 10/05/2021
O acabamento antes da colagem da fita é fundamental
Um dos maiores dramas dos gestores e operadores que lidam com os meios de produção para a fabricação de móveis é alcançar a perfeita execução da colagem da fita de borda nas chapas de MDF ou BP. Hoje, a tecnologia permite a excelência na aplicação, desde que a coladeira de borda possua o grupo retificador ou tupia de entrada equipados com ferramentas em diamante. Por seu ótimo desempenho e qualidade na usinagem das chapas, as ferramentas em PCD realizam o preparo perfeito para aplicação da fita de borda. Desta forma, os processos que se seguem serão favorecidos e toda a operação vai funcionar corretamente.
Quando a coladeira de borda não opera com ferramenta de boa qualidade, o acabamento poderá ser comprometido e o produto final vai apresentar resultados decepcionantes. Por exemplo: ao ser feita a limpeza ou se estiver em um ambiente onde há muita umidade, o painel pode absorver água via infiltrações provocadas por imperfeições de usinagem, devido a um defeito conhecido popularmente por ?craquilagem?, que são pequenas quebras no revestimento do painel, comumente causadas pela fresa de retífica. A fita de borda não é capaz de fazer o fechamento total, permitindo a entrada de umidade.
Outro sério problema provocado por uma usinagem de má qualidade é a fita ?fotografar? as imperfeições da chapa, quer dizer, revelar as rugosidades que estão abaixo dela. As rugosidades, muitas vezes, são devidas aos golpes provocados pelo mau uso de uma fresa de baixa qualidade, como acontece com as ferramentas de metal duro. Em alguns casos críticos, onde bordas muito finas são aplicadas, até mesmo ferramentas de diamante convencionais podem causar tal efeito. Nestas situações torna-se necessário o uso de ângulos de corte mais agudos no desenho da ferramenta, que possibilitam um acabamento perfeito. Um exemplo desse desenho está na imagem que ilustra este artigo.
Quando os painéis possuem grandes espessuras e são usinados por meio de seccionadoras, sem receber o alinhamento de uma fresa de retífica, suas laterais podem ficar com ondulações, o que também compromete seriamente o alinhamento das fitas de borda.
Esses foram alguns exemplos de como um uso de ferramentas ou sistemas inadequados podem influenciar fortemente na qualidade final do produto por uma aplicação deficiente das fitas de borda. Nossa recomendação é de que para um acabamento realmente perfeito, as laterais das chapas devem ser preparadas com a usinagem de fresas para retífica em diamante.
Nossa equipe Wirutex está à disposição para mais informações sobre como utilizar e tirar o máximo das ferramentas de corte.
Carlos Fabichaki - Consultor de Vendas da Wirutex
galeria de imagens
destaques wirutex
-
Fresa Wirutex Folding: A Tendência do Móvel com a Tecnologia do Diamante
POR Marketing wirutex em 14.10.2024
-
Cones intercambiáveis
POR Marketing wirutex em 25.09.2024
-
Qualidade com economia
POR Marketing wirutex em 12.09.2024
-
POR Marketing wirutex em 10.09.2024
-
Juntos pela reparação e construção do RS
POR Marketing wirutex em 19.08.2024
-
A Importância da Turbina na Usinagem em Larga Escala
POR Marketing wirutex em 12.07.2024
-
Afiação de Fábrica: Investimento que faz a diferença
POR Marketing wirutex em 17.04.2024